Segundo Marcos Nery, figura sempre presente em nossos torneios, sendo por suas baralhadas, pelos dias em que ele joga o fino e cai com top set, ou simplesmente por suas peruadas profissionais, eu sou o crupier mais chato dos torneios organizados pela Ax Eventos. Então nada mais justo que começar um post falando das atitudes que tanto geram advertências. Também para o brother Aloísio que mostrou intesse no assunto.
.
Advertir parceiros não é a melhor parte da atividade de um crupier, ainda mais quando se conhece a maioria dos jogadores, pois o grupo de jogadores é praticamente fixo e sou amigo de vários deles. Muitos aprendem a jogar em casa, depois vão pro Bad Beat, e mesmo lá ainda adquirem alguns vícios. Para tentar ajudar, vou compilar os principais erros que vejo serem cometidos por jogadores nos torneios:
.
String Bet: Quando um jogador coloca as fichas equivalentes ao call e anuncia depois “Eu pago sua aposta e aumento x”. Em caso de raise o correto sempre será anunciar antecipadamente o raise ou ao menos já colocar todas as fichas referentes à aposta anterior somada ao raise. Também é considerada uma String Bet quando um jogador vai ser o primeiro a apostar e coloca uma quantidade de fichas na mesa, depois volta a mão para colocar mais, e simplesmente fica jogando uma por uma na mesa. Nesse caso o crupier avisa prontamente que só valerão as fichas colocadas primeiro no pano.
.
Splash the Pot: Quando o jogador joga as fichas diretamente no pote, muitas vezes como forma de intimidar, mas um jogador malandro pode fazer isso jogando menos fichas que o anunciado. Não se enganem, há jogadores que tentam enrolar até pra não pagar o ante, quanto mais dar menos fichas que o anunciado.
.
Puxar o pote com o Showdown de somente uma carta: Essa tecla eu já bati inúmeras vezes e ainda assim muitos jogadores ficam contrariados quando solicito o showdown da segunda carta, então, para dar mais credibilidade, tomarei a liberdade de transcrever um pequeno trecho do livro “Dominando a Arte do Poker” do grande Leo Bello:
“(...)Na hora do showdown, anunciei que não tinha nenhum jogo e que estava jogando o board, e meu adversário disse que tinha um par.
– Então você ganhou – disse eu.
Eis que meu adversário mostra uma carta e joga a outra fora com a face para baixo no meio do bolo de cartas do muck, monte onde ficam as carta “mortas”, que não estão participando do jogo.
O problema é que, para uma mão ser válida e haver um vencedor, é necessário mostrar as duas cartas. Não importa se você está utilizando as duas cartas ou não para formar o seu jogo.
Eu ainda estava com as duas cartas na minha frente abertas e não as tinha jogado fora. Pelo regulamento, eu era o vencedor, pois era o único com uma mão válida.” (Pg. 76)
.
Conluio ou Collusion: Acontece quando dois ou mais jogadores jogam em parceria, podendo ser com sinais que indiquem a força de suas cartas, ou como no caso citado pelo Aloísio na comunidade “Poker Ceará”, em que dois amigos na mesa apostam até o river e o agressor inicial folda de forma suspeita. Nesses casos, o diretor de torneio pode interferir olhando as cartas foldadas para verificar se houve ou não conluio e tomar as devidas providências.
.
Anunciar sua jogada antes da sua vez de falar: Segundo EltonCz, Diretor da Nutzz, do Clube H2(SP) e membro fundador da ADP (RevistaFlop, edição 15), o jogador que anuncia sua jogada antes da sua vez de falar, deve mantê-la a não ser que haja alguma ação que mude sua ação(Ex: Jogador anuncia um raise antes da sua vez, mas o mesmo raise é feito por um jogador antes dele. O jogador pode repensar a sua jogada, fazendo inclusive o fold). Lembrando que é responsabilidade do jogador prestar atenção na ordem da ação na mesa.
.
Falar fora da mão: Dentro de tudo que pode atrapalhar o andamento normal do torneio, está o ato de falar algo que possa interferir na mão quando se está fora dela. Até mesmo um resmungo quando você foldou no turn e no river vira a terceira carta de copas. Assim como aqueles jogadores que estão fora e ficam falando suas leituras ou incitando jogadores a fazer determinadas jogadas. Falar a mão foldada então, nem pensar, né?
.
Dar all in e se levantar da mesa: Muitos jogadores fazem isso para evitar qualquer tipo de leitura. Segundo as novas normas determinadas pela TDA (Tournament Directors Association), para se ter uma mão válida deve-se estar presente na mesa durante todo o curso da mão, caso contrário a mão não poderá puxar o pote mesmo que seja melhor que a do adversário. A norma vale desde 2009.2, basta saber se vai ser aplicada aqui.
.
.
Ainda existem algumas atitudes anti-éticas que infelizmente não são passíveis de punição, mas são igualmente reprováveis:
.
Slow Rolling: Demorar um longo tempo pra mostrar a mão vencedora. Às vezes até acompanhado de uma atuação fingindo que está perdendo. O único resultado desse tipo de atitude é diminuir o adversário e tiltá-lo. Considerado por muitos a pior atitude que se pode ter em uma mesa de poker
.
Pedir Tempo: Muitas vezes um jogador se vê diante de uma decisão em que seu torneio está em jogo e precisa de tempo para raciocinar. Infelizmente alguns jogadores usam até como forma de pressão pedir tempo imediatamente a um reraise. Não existe regra que proíba, mas é uma extrema falta de respeito com o adversário. Tempo é para quando um jogador já está pensando há bastante tempo, e só.
.
Pedir Showdown: Uma vez ouvi um dos comentaristas do Poker After Dark(não lembro qual, desculpem a imprecisão da fonte) comentar que na Europa existe uma proteção maior ao muck, mas, segundo Juliano Maesano, o advento dos softwares de poker que nos permitem ver as cartas muckadas da mão anterior, as regras ficaram mais maleáveis, permitindo a solicitação de showdown. Ainda assim é um direito que não é para ser abusado, pois é desrespeitoso ficar pedindo showdown sem necessidade. Isso explica por que alguns jogadores Europeus (sempre presentes nos torneios aqui de Fortaleza) ficam ofendidos quando o crupier atende uma solicitação de showdown e abre suas cartas mostrando o blefe deles. >)
.
.
É isso aí, baralhada! Para mais informações a normatização brasileira está disponível online. Espero que o post seja útil!
É isso aí, baralhada! Para mais informações a normatização brasileira está disponível online. Espero que o post seja útil!
.
Gostou? Achou uma bosta? COMENTE!
.
André “Raise"
.
Fontes:
.
Outros links sobre o assunto:
parabens andre, muito bom o post
ResponderExcluirBom o post.. é bom falar das falhas dos crupies tambem.. que são muitas... como por exemplo ajuntar as cartas foldadas diretamente em baixo do monte de cartas a serem dadas nas streets. O certo é deixar separada e também separar destas as queimas das viras.. que caso haja um acidental erro do crupier poderá pegar as cartas das queimas, juntar novamente ao monte, embaralhar e seguir as streets. Ou separar as cartas do board antes da hora da street. Do resto muito...
ResponderExcluirJefferson Ibiapino
A idéia é discutir tudo que puder ser melhorado. Nesse post coloquei tudo que eu advirto durante o jogo. Os feed backs aos crupiers, e principalmente à direção que é quem pode uniformizar melhor os procedimentos,, são muito bem vindos na hora em que acontecem também, não deixem de avisar-nos sempre =] Valeu pelo comentário.
ResponderExcluirRakeback, a forma mais inteligente de maximizar seus lucros no poker, acesse já -> www.ganherake.com.br
ResponderExcluir